Educação

Educação Adventista promove ações de conscientização no Dia Mundial Sem Tabaco

31/05/2012 - Publicado por Rosemeire Félix da ASM



O Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de alertar a população sobre os riscos do Tabagismo. Em Mato Grosso do Sul a data foi marcada por ações da Rede de Educação Adventista. Em Campo Grande, cerca de 300 alunos das duas unidades da rede se uniram em uma passeata que percorreu as principais ruas da cidade.


Faixas com alertas contra o fumo, um cigarro gigante e até um caixão foram levados para a rua para chamar a atenção da população quanto os prejuízos do tabagismo. Gláucia Lima, coordenadora pedagógica da Rede explica que as ações do Dia Mundial Sem Tabaco incluem também conseguir assinaturas para o Abaixo-assinado “Projeto BRASIL + VERDE: jardins e praças livres do tabaco”.O projeto foi feito em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e visa a aprovação de uma Lei Antitabaco que restrinja o fumo em locais públicos abertos, como praças e parques infantis.


Dados de uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde mostram que o fumo passivo mata 7,5 mil brasileiros por ano, quase 40% das vítimas passivas no Brasil são crianças, que na maioria dos casos morrem devido a infecções respiratórias. A pesquisa aponta também, que o fumo passivo mata 603 mil pessoas anualmente.Tendo em vista estes dados a Educação Adventista se mobilizou em prol deste projeto. Segundo a coordenadora, já existem leis de restrição em locais fechados, mas a utilização de espaços abertos também expõe o não fumante aos malefícios do tabaco. Ela explica ainda, que a população pode apoiar o projeto entrando no endereço eletrônico da Petição Pública www.peticaopublica.com.br e colocando o nome da lista.


Para o estudante Artur Zanelatto abandonar o vício requer força de vontade, mas não é impossível. Ele conta que há 15 anos seu pai deixou de fumar. “O mais importante é a pessoa desejar abandonar o vício, requer muito esforço, mas é possível”, declarou. O estudante listou ainda algumas doenças que os fumantes estão expostos, como o câncer e frisou os riscos do tabaco para os fumantes passivos.


Já o estudante Gabriel Félix falou sobre a importância das ações contra o Tabagismo. “A escola não restringe as informações somente aos alunos, mas promove formas para alertar e conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro”, argumentou.


A movimentação da Educação Adventista e a relevância do assunto chamaram a atenção da mídia local, entre elas a TV Morena, afiliada da TV Globo que exibiu reportagem em seu jornal regional e estadual, TV Record e TV Bandeirantes.


Confira a reportagem da TV Morena: g1.globo.com/videos/mato-grosso-do-sul/mstv-1edicao-de-combate-ao-fumo/1974035/


Reportagem do SBT: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=VnADe-FvhJU


 


Por Rosemeire Félix

Vejas mais fotos dessa notícia


Mais notícias

Uma nova geração: Jovens de Rio Brilhante (MS) inspiram-se na Bíblia e inauguram Pequeno Grupo em praça pública para atrair a juventude

18/09/2014
Notícias ASM

Cassilândia celebra três anos da TV Novo Tempo na cidade com programação especial e semana dedicada ao projeto Quebrando o Silêncio

17/09/2014
Notícias ASM

 

 
 

Mais de 300 estudantes participaram da manifestação que percorreu as ruas do centro de Campo Grande
     
A mobilização chamou a atenção da mídia e teve a corbertura da TV Morena
 
Um cigarro gigante e um caixão foram levados na passeata com o objetivo de chamar atenção da população para os malefícios do cigarro
 
Gláucia Lima falou sobre a impotância do Projeto Brasil Verde
 

Siga-nos no Twitter

ASSOCIAÇÃO SUL MATO-GROSSENSE | Rua Amando de Oliveira, 135 | Campo Grande, MS | (67) 3389-1744 | CEP 79005-370

Copyright© 2012 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por RDORVAL SOLUÇOES EM TECNOLOGIA & Design: Pablo Seidel