Secretaria

Adventistas somam 2 milhões e 42 mil em oito países sul-americanos

20/10/2011 - Publicado por Caroline Carnieto da UCOB



Brasília, DF ... [ASN] A Secretaria da sede sul-americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia divulgou, nessa semana, o balanço estatístico quanto ao crescimento adventista em oito países sul-americanos (Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru e Equador) do terceiro trimestre de 2011. Segundo os dados, a Igreja Adventista soma atualmente 2.042.196 membros (de acordo com os dados computados até o mês de setembro) presentes em 22.590 igrejas e grupos. O número de batismos nesse terceiro trimestre foi de 65.025 e houve 1.712 profissões de fé (aceitação de novos membros em casos especiais como transferências).

A totalização mostrou, no entanto, um decréscimo no número de membros até agora. Em 2010, os adventistas nos oito países sul-americanos somavam 2.053.045, ou seja, 10.849 a menos que hoje. Grande parte dessa diminuição se deve a ajustes do controle de secretaria, o que dará maior precisão aos dados. Os ajustes estão sendo feitos há mais de quatro anos sistematicamente pelas secretarias das congregações e das sedes administrativas. Consiste em um trabalho permanente para identificar pessoas que deixaram de frequentar a Igreja Adventista, porém ainda estavam com seus nomes nos registros. “Trabalhamos para que, em cada igreja ou grupo adventista, as comissões dos líderes se reúnam com o pastor distrital e façam a regularização. Evidentemente antes de alguma pessoa ser removida da listagem geral de membros, recomendamos que fosse visitada e se tente todos os contatos possíveis para trazê-la de volta”, explica o pastor Magdiel Perez, secretário da sede sul-americana.

Crescimento de batismos – O levantamento mostra, ainda, que até setembro desse ano foram contabilizados 161.211 batismos, número já superior aos 152.240 registrados durante o ano de 2010. O pastor Erton Köhler, líder sul-americano, acrescenta que há uma preocupação com aqueles que deixam a igreja. “Estamos desenvolvendo projetos e ações que ajudam a não apenas trazer novos membros, por exemplo, através de campanhas evangelísticas, contudo mantê-los ativos e comprometidos com a missão. Estamos intensificando uma visão de que cada novo converso deve ser envolvido imediatamente em pequenos grupos e no processo de discipulado onde ele não é apenas um ouvinte da palavra, mas parte”, afirma Köhler.

Por Felipe Lemos - Equipe ASN

Mais notícias

Cantata, batismos, trabalho missionário: Confira o resumo da Semana Santa em Mato Grosso do Sul

24/04/2014
Notícias ASM

Páscoa Solidária do CAJE arrecada 3 mil litros de leite para instituições de caridade

17/04/2014
Notícias ASM

 

 
 

(Foto: Caroline Carnieto)
     

Siga-nos no Twitter

ASSOCIAÇÃO SUL MATO-GROSSENSE | Rua Amando de Oliveira, 135 | Campo Grande, MS | (67) 3389-1744 | CEP 79005-370

Copyright© 2012 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por RDORVAL SOLUÇOES EM TECNOLOGIA & Design: Pablo Seidel